Bio

A ADM preparou um belo upgrade em seus negócios na área de biodiesel. Além da nova usina que a companhia norte-americana está construindo  em Santa Catarina, saiu hoje no Diário Oficial da União uma autorização de operação para a ampliação da usina que a empresa possui em Rondonópolis (MT). 

Com capacidade anterior de 343,8 milhões de litros de biodiesel por ano, a usina da ADM já era uma das gigantes do setor, sendo a segunda maior unidade produtiva do Brasil – atrás apenas da planta da Oleoplan em Veranópolis (RS) com seus 378 milhões de litros. Com essa ampliação, a ADM passa para a liderança do mercado, com uma capacidade produtiva de 486,7 milhões de litros de biodiesel por ano, mais de 100 milhões de litros a frente do segundo colocado.  


Se a ADM conseguir autorização de comercialização nas próximas semanas ela poderá participar do próximo leilão de biodiesel – que deve acontecer no final de agosto 
 com a nova capacidade. Se autorizada, a usina poderá vender até 97,32 milhões de litros no leilão, o que representaria quase 70% do volume comercializado no segundo lote do último leilão.

Recentemente, a ADM iniciou a construção de sua segunda planta de biodiesel no Brasil no município de Joaçaba (SC) que deverá entrar em produção até o final de 2012, e produção de até 183,6 milhões de litros por ano.

Somadas as capacidades das duas usinas, a ADM passará a contar com uma capacidade produtiva de 670,3 milhões de litros de biodiesel por ano. Isso é mais de 10,8% de toda a capacidade produtiva autorizada pela ANP hoje e coloca a ADM na liderança isolada do ranking das empresas com atuação no segmento de biodiesel. 

Ela só é superada se considerarmos as três usinas exclusivas Petrobras Biocombustível (PBio) e da BSBios (recentemente a PBio anunciou  a compra de 50% da BSBios) como uma só empresa. Nesse caso, ela teria 721,3 milhões de litros em capacidade produtiva. 

BiodieselBR.com

Veja mais